sexta-feira, 8 de junho de 2012

SAÚDE E BEM ESTAR


DEEPAK CHOPRA FOI DESTAQUE DO FÓRUM DA SAÚDE E BEM ESTAR

  O renomado médico endocrinologista, DEEPAK CHOPRA, foi um dos destaques no FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR com a palestra: O Futuro do Bem Estar. O Primeiro Fórum de Saúde e Bem Estar, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) aconteceu em Campinas, no Royal Palm Plaza Hotel, nos dias 25 e 26 de maio p.p. A iniciativa do presidente do grupo, João Dória Jr., e do diretor do Lide Saúde, o médico e presidente do Hospital Albert Einstein, Cláudio Lottenberg, reuniram importantes profissionais da área médica para debater saúde, bem estar, qualidade de vida e medicina preventiva no país.

CHOPRA, fundador do The Chopra Center For Well Being, é autor de mais de sessenta livros traduzidos para mais de 80 idiomas, incluindo diversos best-sellers. É membro do American College of Physicians, membro da American Association of Clinical Endocrinologists, professor do Executive Programs at the Kellogg School of Management, na Northwestern University e cientista do The Gallup Organization.

Chopra inicia sua palestra explicando que nossa mente é um processo que está em relação com outras mentes. Estamos interconectados em redes de energia e infomação. A mente é uma história mais profunda e é a consciência que gera este processo. O corpo é parte de um ecosistema e nossa mente faz parte deste sistema.

O novo paradigma do futuro do Bem Estar está relacionado com a consciência, com a Biologia quântica. Há que se pensar no bem estar de todos, do planeta, e brinca: até de seus inimigos. Chopra ressalta: Precisamos mudar nosso relacionamento com o Tempo, tempo para relaxar, tempo para trabalhar, tempo para os relacionamentos, tempo para lazer. A evolução da tecnologia não vai parar. Devemos usar a tecnologia de forma inteligente. É preciso saber criar tempo. Se você está checando seu email e conversando comigo ao mesmo tempo, você não está fazendo nenhuma das duas coisas. Precisamos ter um corpo saudável, descansado, alerta e energizado. Precisamos ter intenções coletivas, compaixão coletiva, com amor e ação.

Recomendou a Meditação todos os dias. Para ser saudável é preciso observar-Se, ter consciência dos
comportamentos. Ser testemunha de si mesmo.

Fazer perguntas importantes como quem eu sou, o que me inspira, o que me faz realmente feliz são importantes reflexões. Pensar nisso e vivenciar as respostas traz saúde e bem estar.

Não seja uma vítima, seja um criador, este foi o seu recado final.

Aproveitei o momento da cobertura jornalística e tirei um foto com meu Mestre!

Por Fatyma de Moraes     http://www.espppacoalpha.com.br/

FÓRUM DA SAÚDE E BEM ESTAR

 
  O Primeiro Fórum de Saúde e Bem Estar, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) aconteceu em Campinas, no Royal Palm Plaza Hotel, nos dias 25 e 26 de maio p.p. A iniciativa do presidente do grupo, João Dória Jr., e do diretor do Lide Saúde, o médico e presidente do Hospital Albert Einstein, Cláudio Lottenberg, reuniram importantes profissionais da área médica para debater saúde, bem estar, qualidade de vida e medicina preventiva no país.
  O Evento teve sua abertura com uma homenagem ao Médico e ex ministro da Saúde Adib Jatene, um dos cardiologistas mais renomados do País. A cerimônia foi realizada no jantar assinado pelo chef Simon Girard, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.


SAÚDE NO BRASIL

  O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ratificou, logo na abertura das palestras e workshops realizados no sábado(26), algumas ações da pasta para que o País tenha médicos mais capacitados tanto técnica quanto qualitativamente.
  O Brasil precisa formar profissionais com mais qualidade e médicos que estejam mais próximos da população. Uma das maneiras de incentivar-se isso é por meio de convênio com o Ministério da Educação, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O graduando que optar por especializar-se em áreas mais carentes da saúde e em trabalhar onde o SUS mais precisa terá descontos na dívida financiada' , ilustrou. Segundo o ministro, hoje o País conta com 1,9 médicos por habitante (Portugal tem 3,8 e Espanha 3,9 para cada habitante).
  Em relação à saúde preventiva, Padilha, destacou o êxito das campanhas anuais de vacinação, a queda recorde (21%) nos números de mortes maternas desde a implantação, em 2011, do programa Rede Cegonha (que já destinou investimentos federais R$ 2,5 bilhões para qualificar a assistência à mulher e ao bebê) e a importância do Programa Academia da Saúde. Criado em 2011, tem incentivado a prática de atividade física, fundamental a partir da implantação de polos públicos municipais. 'A expectativa é de que tenhamos 4 mil unidades até 2014', projetou.
Disse: "O SUS precisa se reorganizar para cuidar e enfrentar novos problemas de saúde que surgiram no Brasil. O Ministério apoiará a construção de 3 mil UBS (Unidade básica de saúde), reforma de 9 mil UBS e ampliação de 11 mil UBS em todo Brasil."
 Explanou ainda sobre os problemas emergentes no País, como a epidemia de craque e derivados de cocaína,
Acidentes provocadas pelo trânsito, acidentes de moto, que geram grandes serviços de emergência.
Salientou sobre grandes desafios a ser enfrentados como a humanização do atendimento de saúde, a redução do tempo de espera do atendimento, os cuidados com a mulher e o bebê, a expansão do sistema oncológico e o tratamento de radioterapia e, ainda, a saúde nas escolas.

RENOMADOS PALESTRANTES PARTICIPAM DO EVENTO

  A primeira edição do FÓRUM DA SAÚDE E BEM-ESTAR contou com grandes nomes da medicina brasileira e internacional como palestrantes. A abertura, em 26 de maio, ficou por conta do presidente do LIDE SAÚDE e do HOSPITAL ALBERT EINSTEIN, CLAUDIO LOTTENBERG, que abordou o tema A Força da Ciência e da Fé para uma vida mais saudável. Uma brilhante palestra que trouxe como reflexão a importância da fé, que não é um produto exclusivo da religião.


  Mostrou que teorias psicológicas explicam o poder da fé, como por exemplo o efeito placebo, onde mais de 50.000 trabalhos científicos registram que isso funciona. Falou da importância da inteligência emocional que pode modular a resposta imune do corpo, abordando com eloqüência e convicção visionária sobre a Medicina Corpo e Mente.
  Explanou sobre Meditação, Pensamento Positivo e Psicologia Positiva e da Importância do Bem Estar Espiritual para a saúde. Espiritualidade desenvolvida gera esperança, perdão, amor e altruísmo, virtudes essenciais para o desenvolvimento da consciência. Com um estado mental equilibrado geramos menos estresse.
  Citou ainda Jane Teaes: “Medicina pode dar diagnósticos, mas a fé pode dar um diferente prognóstico”.
 “Dedicamos muito na técnica e precisamos de uma visão mais abrangente. Cuidamos mais das doenças do que dos doentes”. Disse Claudio Lottenberg O fator psicológico influencia o comportamento afetando o sistema neuroendócrino e o sistema imunológico. A fé não é um caminho para o conformismo. Conformismo é a falta de visão de mundo.
  Falou da importância de papéis mais relevantes do médico, como a liderança e a necessidade de trabalhar em equipe.
  Também disse sobre o modelo cartesiano do pensamento em oposição aos novos conceitos da Física Quântica. Salientou a importância em darmos um salto para a Biologia Quântica.
João Doria e Claudio Lottenberg com maestria trouxe para os debates o conceito de Humanização da Saúde, mostrando o Modelo Planetree, que é um selo de reconhecimento de instituição com serviço centrado nos pacientes, em ambientes saudáveis e propícios de cura. O Planetree é uma organização sem fins lucrativos que oferece educação e informação em uma comunidade colaborativa de organizações de saúde, facilitando os esforços de criação de um serviço centrado nos pacientes e em ambientes saudáveis e de cura. Desde sua fundação em 1978 como uma organização sem fins lucrativos, o Planetree continua a ser pioneira em personalização, humanização e desmistificação das experiências de saúde para pacientes e familiares. Fundado por um paciente, o Modelo Planetree tem como compromisso melhorar o atendimento de saúde a partir da perspectiva do paciente. Concede mais poderes aos pacientes e seus familiares por meio de mais informação e educação e incentiva as "parcerias de cura" com cuidadores para aumentar a participação ativa. Por meio da transformação organizacional, o Modelo Planetree cria ambientes de cura em que os pacientes podem ser participantes ativos e os cuidadores têm chance de se desenvolver e crescer.

REVISTA LIDE SAUDE & BEM ESTAR

  A Doria Editora promoveu durante o Fórum da Saúde e Bem-Estar, no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, o lançamento da primeira edição da revista Lide Saúde & Bem-Estar. Com tiragem de 40 mil exemplares, a publicação, 12º título da Doria Editora, será distribuída nas bancas a partir do dia 28.
  A revista terá edição digital para tablets, disponível gratuitamente para download na Apple Store e no Android Market, e chega ao mercado com 28 anunciantes, entre eles Amil, Hospital Albert Einstein, J&J Medical, Lincx, Ministério da Saúde, Nutrilatina, Qualicorp e Sapore.

Por Fatyma de Moraes   http://www.esppacoalpha.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário